FUC Ciências da Natureza

 

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

1. Obter conhecimentos, aptidões e competências da história da Terra e da evolução da vida, que levem os alunos a compreender melhor o meio ambiente e a intervir com responsabilidade na sociedade;

2. Conhecer conceitos e procedimentos básicos das Ciências da Natureza;

3. Refletir sobre conceitos unificadores da Biologia;

4. Reconhecer a Biologia como ciência neutra em pleno progresso e desenvolvimento, que se baseia na observação e experimentação

5. Tomar consciência do impacto social e ético da Biologia moderna.

 

Intended learning outcomes and competencies

1. Gain knowledge, skills and competencies within the history of planet Earth and the evolution of life on Earth so that they better understand the environment and become more involved and responsible in society.

2. Know basic concepts and procedures of Natural Sciences;

3. To reflect on unifying concepts of biology;

4. Recognize Biology as a neutral science which is based on scientific observation, experimentation and is in full progress and development;

5. To be aware of the social and ethical impact of modern Biology.

 

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos de Física e Química

2. O Sistema Solar e a Terra

3. A Geodinâmica interna

4. A Geodinâmica externa

5. Os mecanismos inerentes à manutenção da vida

6. Sistemática e Taxonomia

7. Classificação e diversidade dos seres vivos

8. O património natural do planeta e o caso dos Açores:

 

Syllabus

1. Fundamentals of Physics and Chemistry;

2. The Solar System and Earth;

3. The internal Geodynamics;

4. External Geodynamics;

5. The mechanisms involved in the maintenance of life;

6. Systematic and Taxonomy;

7. Classification and diversity of living beings;

8. The natural heritage of the planet and the case of the Azores.

 

Conhecimentos de base recomendados

Décimo secundo ano de escolaridade de qualquer área

 

Recomended basic knowleged

Twelft year in any area

Bibliografia principal:

Main bibliography:

AZEVEDO, C., 1994, Biologia Celular, Ledel Lda. Lisboa.

CARVALHO, A., CARVALHO, C., FERRAND, F., MADEIRA, V., NOBRE, A., & E. PIRES., 1984, Biologia Funcional, Livraria Almedina,

Coimbra.

JONES, A., REED, R. & J. WEYERS, 2003, Practical Skills in Biology, Pearson, Harlow

JONES, K. C. & A. J. GAUDIN, 1977, Introdução à Biologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

OLIVEIRA, E., PEDROSA, C. & R. PIRES, 1999, Ciências da Terra e da Vida do Big-Bang à Célula, Texto Editora, Lisboa.

ROGERS, N., BLAKE, S. & K. BURTON, 2008, An Introduction to Our Dynamic Planet, Cambridge University Press, Milton Keynes.

RUSSEL, S., FINNEN, M. & S. LAWTON, 1993, General biology lab manual: investigation into life´s phenomena, For Worth: Saunders

College Publ., New York.

REBOIRAS, M.D., 2005, Química: La ciencia básica”. Thomson. Madrid

SCJMID, G.H., 1988, Química Biológica: Las bases químicas de la vida, McGraw-Hill Interamericana, México.

TIPLER, P. A., 1992, Física, Vols 1 y 2. Ed. Reverté, Barcelona.

SMITH, WILLIAM F., 1998, Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais, McGraw-Hill de Portugal Lda, Lisboa.

 

Demonstração da coerência dos conteúdos

O programa da UC foi estruturado com o fim de uma interiorização eficaz dos processos naturais. As noções básicas de Física, Química, Geologia e Biologia conferem uma formação generalista em Ciências e incluem conhecimentos fundamentais que os alunos terão de ensinar enquanto Professores do Ensino Básico. O programa permite desenvolver nos alunos atitudes de encantamento, respeito pela natureza e de cidadania, decorrentes da literacia científica sólida que lhes é oferecida nesta UC e da consciencialização e reflexão críticas perante os desafios da sociedade atual.

 

Evidence of the syllabus coherence

The program of the CU was structured with the aim of an efficient internalization of natural processes. The basic notions of Physics, Chemistry, geology and Biology provide generalist training in Science and include fundamental knowledge that students will have to teach as Teachers of the Basic Education. The program allows to develop attitudes of enchantment, respect for nature and citizenship, deriving from sound scientific literacy being offered in this UC, awareness and critical reflection to meet the challenges of today's society.


Demonstração da coerência das metodologias

A metodologia de ensino-aprendizagem baseia-se atividades teórico-práticas e atividades assíncronas, de modo a poder desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva e psicomotora dos discentes, numa perspetiva de que a construção das competências a adquirir seja centrada no aluno. A interligação entre métodos e os objetivos assume especial relevância nesta UC, de modo a orientar os discentes na organização e gestão dos momentos de estudo. A articulação entre a componente teórica e a componente prática merece importância particular, com o fim aumentar a qualidade da aprendizagem. Os métodos aplicados nas aulas e as atividades assíncronas, são suportados pela utilização de tecnologias mais atraentes à atual geração de alunos, tais como os fóruns e as atividades baseadas na Web (exercícios em ambiente virtual), dando espaço para os alunos construírem, ao seu ritmo, o seu próprio conhecimento e desenvolverem as suas competências. As atividades laboratoriais permitem que os alunos explorem experimental e ativamente os conteúdos temáticos.

 

Evidence of the teaching methodologies

The training methodology is based on activities that integrate theoretical and practical lessons and asynchronous activities, in order to develop the cognitive, affective and psychomotor skills of students, in a perspective that the construction of the competences is student-centered. The interconnection between these methods and the defined objectives are of particular relevance in this course, in order to guide the students in the organization and management of study periods. The link between the theoretical and the practical components deserves particular importance in order to increase the quality of learning. The methods applied in the classroom and asynchronous activities are supported through the use of more attractive technology to the current generation of students, such as forums and web-based activities (exercises in a virtual environment), giving space for students to construct their own knowledge and develop their skills, at their own pace. Laboratory activities allow students to explore and actively experiment the thematic contents.

 

Métodos de avaliação

A avaliação é contínua (I) e periódica (II):

I - Atividades práticas (virtuais, presenciais de laboratório e de campo - respostas a questões orais, debates acerca dos conteúdos lecionados e realização de exercícios) – 40%;

II – Três provas escritas (frequências ou relatórios) - 60%.

 

Assessment methods

The assessment is continuous (I) and periodic (II):

I – Activities performed in the laboratory, in the field and online -answers to oral questions, debates about the contents taught and carrying out exercises) - 40%;

II - Completion of three written tests - 60%.